11 coisas incríveis para fazer em Gramado

Sem dúvida, Gramado é uma das cidades mais charmosas do Rio Grande do Sul. Com a sua arquitetura e clima característicos, a “Europa brasileira” não mede esforços quando o assunto é encantar os visitantes.

E, se você está planejando a sua viagem, que tal conhecer as melhores coisas para fazer em Gramado?

Continue a leitura e descubra os locais “obrigatórios” para se visitar e planeje melhor a sua viagem a Gramado!

Conhecendo Gramado

Localizada na Serra Gaúcha, Gramado é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil. E, claro, isso não é por acaso. O município está apenas a 130 km da capital Porto Alegre e conta com um mix interessante de opções aos visitantes de todas as idades, como excelentes hotéis, restaurantes típicos e, claro, uma paisagem incrível.

A forte influência alemã e italiana é marcada na arquitetura e nos detalhes de Gramado. Isso somado ao clima mais frio, é capaz de transportar os turistas para outro país, sem sequer termos que sair do Brasil.

O inverno e o outono são as épocas que mais atraem visitantes, principalmente pelo clima, permitindo que os turistas se aconcheguem em volta da lareira, se deliciem com os excelentes vinhos e, claro, aproveitem para fazer vários passeios românticos.

Gramado não é uma cidade muito grande, mas isso não significa que são poucas as atrações para o viajante. É possível visitar as lindas praças, igrejas, museus, parques, além, é claro, dos restaurantes incríveis e do famoso chocolate.

A cidade vizinha, Canela, também merece a visita (caso haja tempo disponível no seu roteiro), já que juntas elas conseguem transformar totalmente a sua experiência.

E a oferta de hotéis em Gramado é enorme e para todos os gostos. Desde hospedagens de luxo, as aconhegantes pousadas e até mesmo os hotéis econômicos em Gramadotem um encanto especial e que complementam a experiência na cidade.

11 melhores coisas para fazer em Gramado

Já está convencido de que viajar para Gramado é uma ótima opção? Então veja quantas experiências imperdíveis a cidade oferece.

1. Lago Negro

Cercado por árvores e arbustos, o Lago Negro é uma das paradas obrigatórias. Embora seja um lago artificial, ele conta com uma beleza exuberante, que certamente renderá lindas fotos para o álbum das férias.

O Lago Negro é uma das paradas obrigatórias

No local, o turista poderá alugar pedalinhos ou simplesmente aproveitar a beleza natural. Quem está planejando viajar entre novembro e dezembro poderá apreciar a florada das hortênsias, que dão um visual ainda mais incrível ao lago que fica cercado de flores roxas e azuis. Um passeio super romântico!

2. Rua Coberta

Originalmente chamada de Rua Madre Verônica, a Rua Coberta fica localizada em frente ao Palácio dos Festivais (onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado) e no coração da cidade, próxima à Igreja São Pedro.

Seu nome não surgiu por acaso e se deve à decoração repleta de plantas pendentes, que dão um charme ainda mais incrível ao local. Nas redondezas, é possível encontrar uma grande variedade de restaurantes e muitas lojinhas, além, é claro, dos eventos que costumam acontecer durante todo o ano.

Originalmente chamada de Rua Madre Verônica, a Rua Coberta fica localizada em frente ao Palácio dos Festivais.

Com certeza, esse será um passeio frequente na sua estadia, seja para saborear um delicioso chocolate quente ou para comprar um mimo de lembrança dessa cidade charmosa.

3. Mini Mundo

Esse é mais um dos encantos de Gramado: um parque a céu aberto que conta com réplicas das construções mais famosas de vários países – e todas são 24 vezes menores que as originais.

Parque a céu aberto que conta com réplicas das construções mais famosas de vários países

No começo, o Mini Mundo era apenas uma distração para os turistas. Mas hoje é um dos locais mais visitados em Gramado, com réplicas surpreendentes de locais como: Aeroporto de Bariloche, na Argentina, Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, Neuschwanstein Castle, na Alemanha, Museu Paulista, em São Paulo e muitos outros.

4. Natal Luz

Quem está planejando aproveitar as férias de fim de ano para viajar, não pode perder o Natal Luz de Gramado, quando a cidade fica toda iluminada e decorada para receber os turistas, além de contar com uma programação especial, com apresentações musicais e teatrais em palcos espalhados por toda Gramado.

O evento acontece entre dezembro e janeiro e é considerado um dos maiores eventos natalinos do Brasil e do mundo. Engana-se quem pensa que essa é uma experiência só para as crianças, afinal é praticamente impossível não se envolver e se sentir invadido pela magia do Natal.

5. Snowland

Inaugurado no fim de 2013, o Snowland é o primeiro parque de neve indoor da América Latina e o destaque, sem dúvida, é a Montanha de Neve – com uma pista para os viajantes praticarem snowboard e esqui.

O parque ainda conta com outras atrações super legais e diferentes, como: pista de patinação no gelo, simulador 3D, descida de boia na neve e aluguel de moto na neve. Um lugar para a toda família se divertir. Embora o parque ofereça roupa de neve, as temperaturas podem ficar negativas. Por isso, não se esqueça de ir bem agasalhado!

6. Fábricas de chocolate

Não tem como falarmos em coisas para fazer em Gramado sem citar o chocolate tão tradicional da cidade. Por isso, se você está de dieta, é melhor abrir uma exceção no seu cardápio.

Em Gramado, você encontrará muitas fábricas artesanais que abrem suas portas para receber os turistas e mostrar como é o processo de fabricação da iguaria, os ingredientes usados, os doces, entre outras atrações.

As mais visitadas são: Caracol, Lugano, Planalto, Florybal e Prawer. Além disso, vale a visita também ao Reino do Chocolate, uma atração que conta a história da iguaria. Um detalhe bacana é que muitas das fábricas buscam os turistas para o passeio.

7. Museu de Cera Dreamland

O Museu de Cera de Gramado divide opiniões (e por isso mesmo precisa estar no seu roteiro). Ele conta com réplicas de diversos artistas famosos internacionalmente, mas quem já visitou os museus Madame Tussad poderá ficar um pouquinho desapontado. Já quem nunca teve a oportunidade de conferir esse tipo de museu, poderá aproveitar o passeio e tirar várias fotos engraçadas.

8. Harley Moto Show

Um bar que vai além do que servir bebidas e drinks gostosos. Super colorido e decorado, o local funciona quase como um museu, permitindo os visitantes apreciarem vários modelos de moto Harley Davidson.

Um bar que vai além do que servir bebidas e drinks gostosos.

9. Super Carros e Hollywood Dream Cars

Ao invés das motos, você é mais fã dos carros? Tudo bem, porque Gramado conta com atrações incríveis. No Hollywood Dream Cars você encontrará dezenas de carros antigos diferentes, alguns famosos pelos filmes de Hollywood.

Hollywood Dream Cars

Já no Super Carros estão reunidos os modelos mais novos e com motores poderosíssimos. E, além de contemplar essas atrações, o turista pode alugar carros como Camaro, Ferrari, Porsche e Lamborghini.

Super Carros

10. Praça das Etnias

Localizada na região central, a Praça ganhou esse nome por apresentar as diferentes culturas que colonizaram a cidade. O destaque é a Casa do Colono, onde você poderá comprar comidas artesanais feitas pelos descendentes e imigrantes.

11. Gramado Zoo

Criado em 2008, o Zoológico de Gramado é um pouco diferente do que você pode estar acostumado, afinal, ele conta com animais típicos da nossa fauna, buscando recriar o habitat natural de cada uma das espécies.

A ideia é inspirar os turistas a preservarem, por isso o Zoo resgata animais em risco, realiza pesquisas e oferece informações aos visitantes sobre hábitos, origens e outros detalhes dos animais.

Além desses, não deixe de visitar também: a rua Borges de Medeiros, no centro, com várias lojinhas incríveis, a Igreja São Pedro (localizada na mesma rua) e com uma arquitetura lindíssima e o Le Jardin, um parque de lavandas (que florescem principalmente em outubro) e de outras espécies de flores que florescem durante todo o ano.

Le Jardin, um parque de lavandas.

3 restaurantes típicos que você precisa conhecer

Como dissemos, os restaurantes são uma atração à parte e por isso separamos alguns que você não pode perder. Confira.

1. El Fuego

Restaurante agradável com comidas a preço justo. É uma ótima opção para quem deseja saborear um delicioso fondue ou pratos com carnes e peixes. Porém, o lugar é bastante procurado e pode ter filas. Por isso, chegue cedo.

2. Per Voi

É fã da culinária italiana? Então essa dica é perfeita para você, já que no Per Voi existe uma grande variedade de massas e galetos, com um atendimento de ótima qualidade.

3. Coelho Café Colonial

Não deixe de conferir o famoso café colonial, típico em muitas cidades gaúchas e também presente em Gramado. São inúmeras opções de salgados, pizzas, cucas, bolos, chás, sucos e muito mais. Uma experiência gastronômica completa!

Este foi um apanhado de lugares incríveis que eu selecionei para você conhecer em Gramado. Alguns eu já tive oportunidade de ir e os outros eu já adicionei à minha lista.

E você? Já conheceu Gramado ou está planejando ir? Me conta aqui embaixo nos comentários.

Me siga nas redes sociais INSTAGRAM e Youtube. Todos os dias eu compartilho muitas dicas bacanas!

Leia também:

VLOG – Gramado + Canela

Equinox Chevrolet – Review e VLOG

Jo and Joe – Um novo conceito de hospedagem

Me conta, o que achou?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *

css.php